Actualmente, a optimização de páginas perdeu alguma influência na optimização dos motores de busca. O peso dos links externos é muito maior do que qualquer coisa que possa fazer na sua página. No entanto, isto não significa que deixou de ter importância.
É a optimização interna na página “on page optimization” que indica aos motores de busca qual é o tema e quais são as palavras-chave importantes.
O objectivo da optimização interna é o de criar páginas com conteúdos focados em palavras-chave importantes para o seu nicho de mercado.
On Page Optimization Resumida
Resumidamente, deve:
- Utilizar os standards HTML, para que os motores de busca consigam indexar todo o conteúdo relevante do site.
- Crie várias páginas relacionadas com o mesmo tema, abordando várias resoluções para o problema que quer resolver.
- Não deve ter links errados para dentro ou fora do site.
- Utilize (sem abusar) as palavras-chave no URL, no título, nos cabeçalhos e ao longo do texto.
- Actualize as páginas regularmente.
- Utilize sinónimos das palavras-chave que pretende.
- Não abuse das palavras-chave, para não ser marcado como SPAM.
- Coloque algumas das palavras-chave a bold.
- Concentre as palavras-chave no início e no fim do texto.
Estas são algumas regras que servem principalmente para ajudar os motores de busca a identificarem o tema da sua página.
Se tem um site com o tema emagrecer, deve criar várias páginas com palavras-chave relacionadas. Por exemplo, crie estas páginas:
- Vantagens de emagrecer.
- Os perigos de emagrecer demasiado.
- Dicas para perder peso.
- Como o exercício físico pode ajudá-lo ficar mais magro e saudável.
Todas as páginas são relacionadas com o mesmo tema e todas elas devem ter palavras-chave com sinónimos para explicar cada um dos pontos abordados.
Pontos Importantes
Lembre-se, para ter uma página bem optimizada, utilize:
- Conteúdo rico em texto (100 palavras no mínimo admissível).
- Conteúdo interessante para os visitantes (probabilidade de ganhar mais links externos).
- Conteúdo com palavras-chave específicas.
- Conteúdo frequente e actualizado.
Utilize o Web CEO Para o Ajudar
Se não quiser estudar todos os detalhes de densidade, frequência e proximidade de palavras-chave, utilize o Web CEO para fazer este trabalho por si.
Basta ir a:
- Optimize Pages
Coloque a página do seu site e as palavras-chave que pretende optimizar. OWeb CEO criará um relatório com tudo o que encontrou de errado. Depois, só tem de corrigir e voltar a submeter a página.
O Web CEO tem as seguintes funcionalidades:
- Conselhos de optimização do conteúdo.
- Análise da densidade das palavras-chave escolhidas.
- Visualizar a página da mesma forma que os motores de busca a vêem.
É uma ferramenta imprescindível para a optimização de páginas.
Se está a fazer o curso gratuito de promoção de sites, continue a ler o email e faça as tarefas pedidas. Se não está a fazer o curso gratuito, pode inscrever-se em curso gratuito promover sites.
Dicas by Paty Santos 2010*